Banhos em gatos: devemos ou não?

Atualizado: 26 de mai. de 2021



Quem respondeu "NÃO DEVEMOS", acertou!


O único banho liberado é aquele para tratamento médico, recomendado por um veterinário para tratar alguma doença, e com orientações de condutas específicas para atenuar o estresse desse momento.


Pois é, banhos em gatos não são recomendados! Calma que vamos explicar em 3 pontos:


1- Gatos são auto limpantes, eles se lambem, se limpam, e em sua própria perspectiva, eles estão limpos de fato!


2 - Ao darmos banho no gato retiramos todo o seu cheiro pessoal, que é a identidade do gato. É através do cheiro que os gatos se identificam, reconhecem a si mesmos e ao seu território. O cheiro é uma forma de comunicação muito importante entre os felinos, principalmente na comunicação social.


Durante o banho estético, aquele com sabão e bem cheiroso (do nosso ponto de vista, não do gato) os odores são removidos, levando com ele a identidade pessoal do gato, e deixando cheiros que são agradáveis para nós humanos, mas não para o felino - É por isso que logo após um banho, o gato corre desesperado para se lamber e repor o seu cheiro pessoal - Todo esse processo é muito estressante, é como se olhássemos no espelho e não nos reconhecêssemos.


3- O ato do banho em si também é muito estressante. Muitas pessoas acreditam que o gato está gostando do banho quando está quietinho sem se mover, mas isso não quer dizer que ele está gostando, e sim que está tão apavorado que congelou de medo – Esse comportamento extremo é chamado de Freezing.


É fato que alguns gatos podem sim gostar de água, mas o que esses gatos apreciam é o contato com água (se molhar, brincar, fazer bagunça e ás vezes até nadar). Essa situação é bem diferente de um banho estético que envolve sabão, secadores e a contenção do animal.

Portanto banhos estéticos não são recomendados, combinado!?

O único banho liberado é aquele para tratamento médico, recomendado por um veterinário para tratar alguma doença, e com orientações de condutas específicas para atenuar o estresse desse momento.

Os gatinhos agradecem!





Revisão: Michele Matsubara


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo