top of page

O que ninguém te conta sobre Agressividade entre Gatos


Sem enriquecimento ambiental, a situação pode ficar tensa.

Gatos são classificados pela etologia como animais sociáveis com limitações, e em vida livre vivem sozinhos ou em pequenos grupos dentro de grandes territórios, tendendo assim, a não aceitar prontamente um novo indivíduo.


Atualmente, em nossas casas, os gatos vivem em ambientes reduzidos e muitas vezes superpopulosos (tanto em nº de indivíduos quanto de espécies). Sem enriquecimento ambiental, a situação pode ficar tensa, e causar a temida Competição por recursos, uma situação que gera estresse e agressividade.


Os gatos nessa situação disputam com agressão o acesso e a posse de comida, água, arranhadores, áreas de descanso, e (pasmem!), disputam até VOCÊ! Sabe aquela famosa sensação de que o gato tem ciúmes de você? Ele pode estar apenas sentindo que o recurso social está escasso, e a relação entre vocês pode estar precisando de mais dedicação orientada.

Competir em caso de escassez faz parte do instinto natural de sobrevivência, portanto anote as dicas para evitar que eles sintam-se assim:

  1. Os recursos como água, alimento, áreas de banheiro, descanso, brincadeira e de arranhadura devem ser fornecidos em quantidade suficiente para que cada gato tenha ao menos 2 ou mais opções de escolha.

  2. Os gatos precisam ter livre acesso a esses itens, sem se sentirem bloqueados por pessoas ou outros animais. Os itens devem ser dispostos em locais estratégicos da residência e setorizados por função.

  3. Comida e água: separados um do outro.

  4. Alimentação: 1 área por gato.

  5. Caixas de areia: em local tranquilo, longe dos outros recursos e em quantidade igual ao número de gatos +1.

  6. Área de descanso: local seguro, individual e alto. ex: caixa de papelão, tocas e prateleiras.

  7. Área de brincadeira: local para brincar e exercer comportamento de caça com brinquedos e jogos cognitivos.

  8. Área de arranhadura: Devem ficar nos locais de passagem, e no caminho da caixa de areia, de preferência com altura suficiente para que o gato possa arranhar de pé, e fixo para que não balance.



Precisando de ajuda? Agende sua consulta com nossos veterinários especializados em Comportamento Felino no link: https://www.gatolandiaresort.com.br/book-online

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page