top of page

Seu gato te machuca durante as brincadeiras?



Já considerou que pode se tratar de agressão lúdica?


Agressão lúdica é um tipo de comportamento agressivo motivado por brincadeira ou por um comportamento predatório erroneamente direcionado.

Tocaia, perseguição, encurralamento e o ataque fazem parte da sequência predatória natural do gato. O problema é quando o gato passa a enxergar seu humano como um grande brinquedo e ao invés de direcionar esses comportamentos para pelúcias, bolinhas e varinhas, ele direciona para pessoas.


Mas porque será que isso acontece?


Os principais geradores desse problema são:

  1. Ambiente que ofereça pouca oportunidade de atividade, deixando o gato entediado.

  2. Tentar impedir o gato de expressar o comportamento natural de caça.

  3. Gatinhos que aprenderam a interagir dessa forma, pois foram estimulados desde filhote a brincar com partes do corpo de seus humanos, como mãos e pés em brincadeiras de “lutinha” ou de perseguição.


Quando são filhotes as mordidas e os arranhões não fazem grandes estragos, mas à medida que crescem ganham cada vez mais potencial, podendo levar a machucados importantes.


Para evitar esse tipo de comportamento é importante seguir algumas recomendações:

  • Não use partes do corpo nas brincadeiras, principalmente quando filhotes. Ofereça brinquedos com os quais eles possam morder, perseguir e mimetizar brincadeiras de luta, como pelúcias;

  • Estabeleça uma rotina com horários para as brincadeiras com você, principalmente nas horas do dia em que eles costumam estar mais ativos, como de manhã e antes de deitar (o que também te ajudará a ter um gato pronto para o sono);

  • Dê oportunidades para que eles possam brincar de caça, através de brincadeiras com varinhas e fitas próprias para gatos. Ao final da sessão ofereça um alimento bem gostoso, como um petisco ou alimento úmido e guarde o brinquedo;

Caso esse comportamento já esteja acontecendo na sua casa, antecipe-se e redirecione ao perceber que está prestes a acontecer, oferecendo uma brincadeira com a varinha, por exemplo. Seja consistente com essa regra e veja a mudança acontecer.




Ainda precisa de ajuda? Conte com nossos Veterinários Especialistas em Comportamento felino!




20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page