top of page

Por que os gatos ronronam?


O ronronar é um som que os gatos emitem parecido como um “purrrrrr”...

Algumas pessoas por desconhecerem esse comportamento acreditam que o gato está com algum problema respiratório. Mas calma, não é nada disso! Vem com a gente:


O ronronar é um som perceptível a partir dos dois dias de vida dos gatinhos. Tanto os bebês quanto a mãe podem emitir esse ruído e acredita-se que seja uma forma de comunicação entre eles, ajudando a mãe a encontrar os filhotes na hora de alimentá-los. À medida que os gatinhos se desenvolvem, o ronronar pode apresentar outros significados, e também variar de tons.


Há várias teorias para tentar entender o porquê de os gatos ronronarem, e uma delas é que se acredita que o ronronar seria como o sorriso humano, que pode se manifestar tanto em situações de contentamento, alegria e satisfação, ou quando se deseja algo, como na hora da alimentação ou do carinho. Porém, o ronronar também pode se manifestar em momentos de medo, estresse e dor, como durante uma visita ao veterinário ou quando se recuperam de uma lesão. Uma outra hipótese é a de que o ronronar é uma ação de cura. Acredita-se que as vibrações geradas seriam uma maneira de autorreparação, ou seja, uma forma do gato “se curar”.


O ronronar é produzido por meio da ativação dos músculos da laringe e do diafragma, durante a inspiração e a expiração, com um padrão consistente que vibra o ar e gera uma frequência sonora entre 25 e 150 Hz.


Alguns pesquisadores acreditam que os sons nesta faixa vibratória podem melhorar a densidade óssea e a regeneração de tecidos moles, pois correspondem às frequências usadas na fisioterapia para humanos.

Portanto, especula-se que talvez não sejam só os gatos que se beneficiem do ronronar, mas nós humanos também, ao conviver com eles.


Fato é que é muito prazeroso acariciar um gatinho que está ronronando, não é mesmo?




Revisão de texto: Michele Matsubara

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page