Meu gato faz xixi fora do lugar por birra. Será?

Atualizado: 15 de ago. de 2021


Frustração e nervos à flor da pele, podem nos levar a crer que o gato faz tudo de propósito.

Na verdade, por não entender a linguagem felina, muitas vezes acabamos por Antropomorfizar a situação, projetando no animal um comportamento típico do humano na busca por justificativas para o caso. As explicações para comportamentos indesejados costumam estar ligadas a causas físicas e/ou emocionais.

Mas então, por que seu gato urina onde não deve?


Xixi em local errado sinaliza que algo não vai bem na saúde emocional ou física do gato. Dentre as causas físicas, vemos patologias como cistites, dor ao urinar, entre outros.

Já os casos de saúde emocional devem ser divididos para o tratamento em:


· Micção inapropriada: O xixi ocorre em superfícies horizontais, em grande quantidade. O gato cava e cobre o xixi e tem preferência por urinar em locais ou tipos de superfície específicos.

OU

· Marcação urinária: O xixi ocorre geralmente em superfícies verticais, na forma de esguicho, concomitante ao uso normal da caixa de areia no restante do tempo. É possível encontrar várias marcas pela casa, sem preferência de local ou superfície.


Os casos de saúde emocional são motivados principalmente por:


· Se for Micção inapropriada: Problemas de caixa de areia relativos a

tamanho, qualidade do substrato, número insuficiente de caixas, local onde fica a caixa, dificuldade de acesso, falta de limpeza, uso de produtos com cheiro na caixa de areia.

· Se for Marcação urinária: Perturbação emocional devido a presença de gatos estranhos da vizinhança, conflitos entre os gatos da casa, novos indivíduos, conflitos com os humanos da casa, alterações importantes na rotina (novo bebê, viagem do tutor, por ex.).


Como resolver:


· Procure ajuda veterinária para descartar problemas físicos.

· Identifique o gatilho que está perturbando emocionalmente seu gato e corrija.

· Limpe o xixi errado com limpador enzimático (mas nunca use direto na areia - O odor do produto pode tornar a areia aversiva ao gato, fazendo-o evitar o uso).

· Ressignifique o local onde estão aparecendo os xixis – após limpo, transforme o local em uma nova área de alimentação ou brincadeira.

· Se for Micção inapropriada: Melhore as condições do banheiro do gato.

· Se for Marcação urinária: Resolva os conflitos. E ofereça alternativas para marcação por arranhadura.


Precisando de ajuda nesse processo? Agende uma consulta com um de nossos Veterinários Comportamentalistas clicando aqui: Agendamentos | Gatolândia



68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo